“Tenho o prazer de anunciar que decidi adotar um ‘zero líquido’ de palavrões. Se eu disser algo inapropriado, prometo compensar dizendo algo bonito”, afirmou Greta na sua conta oficial do Twitter, aludindo à meta global de alcançar um nível líquido de zero emissões de carbono até 2050 para conter as mudanças climáticas.
A ativista de 18 anos está em Glasgow a liderar manifestações e pressionar os líderes políticos a tomar medidas concretas para limitar o aquecimento global a 1,5 graus neste século, conforme estabelecido no Acordo de Paris de 2015.
Na segunda-feira, Thunberg fez um discurso para ativistas nas margens do rio Clyde, próximo do local onde decorre a cimeira da COP26, em que afirmou que a verdadeira liderança na luta ambiental está “fora” e não dentro do recinto da reunião.
Mais tarde, foi divulgado nas redes sociais um vídeo em que greta surge com outros ativistas a gritarem vulgaridades aos dirigentes mundiais.
"Podem enfiar a vossa 'crise climática' no rabo", cantou Greta Thunberg em Glasgow, num momento captado por um dos manifestantes e partilhado pela própria na rede social Twitter. "Na Escócia...", escreveu, numa alusão à expressão "Em Roma, sê romano".
Mais de 120 líderes políticos e milhares de especialistas, ativistas e decisores públicos reúnem-se até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia, na 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) para atualizar os contributos dos países para a redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030.
A COP26 decorre seis anos após o Acordo de Paris, que estabeleceu como meta limitar o aumento da temperatura média global do planeta a entre 1,5 e 2 graus celsius acima dos valores da época pré-industrial.
Apesar dos compromissos assumidos, as concentrações de gases com efeito de estufa atingiram níveis recorde em 2020, mesmo com a desaceleração económica provocada pela pandemia de covid-19, segundo a ONU, que estima que, ao atual ritmo de emissões, as temperaturas serão no final do século superiores em 2,7 ºC.
Comentários