“Além do Parque de Campismo houve também necessidade de evacuar algumas habitações na zona de São Miguel devido à progressão do incêndio que tem três frentes ativas”, disse à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

As habitações foram evacuadas “por precaução” e por se encontrarem “no seguimento do incêndio”, afirmou o responsável, que não soube precisar o número de casas abrangidas pela medida.

De acordo com a página ‘online’ da Proteção Civil, o incêndio que deflagrou hoje às 14:49, com três frentes ativas, mobilizava, às 19:40, um total de 214 bombeiros, apoiados por 67 viaturas e quatro meios aéreos.

Contactado pela Lusa o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, confirmou que, durante hoje à tarde, o Parque de Campismo de São Miguel foi “evacuado por precaução”.

“O parque de campismo, por precauções naturais e porque fica dentro de um pinhal, foi evacuado. O incêndio está naquela zona, de um lado e do outro da estrada, e está muito próximo de chegar ao Algarve, entre São Miguel e Odeceixe”, disse.

Ainda de acordo com o autarca, “por precaução as pessoas foram convidadas a sair [do parque]”, existindo “soluções no Brejão e em São Teotónio, caso seja necessário as pessoas pernoitarem”.

O incêndio obrigou também ao corte da Estrada Nacional 120, adiantou o autarca.

No combate ao incêndio estão várias corporações de bombeiros do Litoral Alentejano, Algarve e Baixo Alentejo.