Swiatek, que não tinha cedido um único set nas três primeiras partidas nesta edição do Grand Slam nova-iorquino, perdeu frente a Jelena Ostapenko, da Letónia, número 21 do ranking ATP, por 3-6, 6-3 e 6-1 em uma hora e 48 minutos.
A polaca de 22 anos perdeu todas as quatro partidas que disputou até agora na carreira contra Ostapenko, vencedora de Roland Garros em 2017.
A letã de 26 anos qualificou-se pela primeira vez para os quartos de final em Flushing Meadows, onde irá defrontar a jovem norte-americana Coco Gauff, de 19 anos, sexta na classificação ATP.
Gauff derrotou por 6-3, 3-6 e 6-1, em duas horas de jogo, a dinamarquesa de 33 anos Caroline Wozniacki, ex-número um do mundial e vencedora de um Open da Austrália, que regressou à competição este verão após se ter retirado em 2020.
Swiatek, que triunfou no Grand Slam parisiense este ano, era a número um do ranking feminino desde abril de 2022, mas irá perder a liderança após 75 semanas no topo, assim que o Open dos Estados Unidos terminar.
A nova líder passará a ser a atual número dois, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que venceu o Open da Austrália deste ano e irá hoje enfrentar a russa Daria Kasatkina, número 14 do ranking mundial, nos oitavos de final em Flushing Meadows.
Comentários