Contactada pela agência Lusa, a Comissário Sónia Pestana adiantou que as chamas deflagraram às 14:58, na cave do lar sendo ainda desconhecida a sua origem.

Por precaução, três utentes e um funcionário foram transportados ao hospital de São José, por inalação de fumo.

A responsável acrescentou que "o edifício não sofreu danos estruturais, mas que devido ao fumo no seu interior, por forma cautelar e atendendo ao facto de serem idosos, mais vulneráveis, os utentes vão ser realojados noutro local, ainda desconhecido".

Contactada pela Lusa, fonte do Regimento Sapadores de Lisboa adiantou que "as chamas ficaram confinadas ao piso menos 2 do edifício, sendo que os utentes foram retirados para o exterior, enquanto os bombeiros combatiam o fogo".

A fonte sublinhou que o "edifício não sofreu danos, mas foi considerado necessário realojar os idosos, transferência que ainda está a ser agilizada".

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento hoje enviado pela Lusa, o ISS adiantou que o incêndio ocorreu na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI designada Premium Care que se encontra licenciada.

Na resposta à Lusa, o ISS garantiu estarem a ser "tomadas as diligências necessárias ao respetivo realojamento" dos idosos.

"Assim, alguns utentes estão já à guarda das respetivas famílias, sendo que os restantes se encontram a ser transportados para outros equipamentos pertencentes à mesma instituição", refere a nota.

O Instituto da Segurança Social "tem técnicos no terreno a acompanhar toda a situação, que estão em contacto permanente com a Proteção Civil".

Ao local compareceram 40 operacionais e nove viaturas dos Sapadores de Lisboa, mais meios do INEM, PSP, Proteção Civil Municipal e Polícia Municipal.

A Lusa contactou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, mas ainda sem sucesso.

[Notícia atualizada às 22:04]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.