“Apesar do despacho da ministra publicado ontem [quinta-feira], relativo ao apoio aos agricultores afetados pelos incêndios, o portal do IFAP [Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas] não atualizou o período para a submissão de candidaturas, o qual encerrou a 24 de agosto”, indicou, em comunicado, a CAP.

O Governo criou um apoio, com dotação total de 500.000 euros, para alimentação animal destinado aos agricultores afetados pelos incêndios em Portugal continental, segundo um diploma publicado em Diário da República.

Podem beneficiar deste apoio os detentores de ovinos, bovinos, caprinos e equídeos, com explorações em áreas afetadas pelos incêndios ocorridos em território continental.

Inicialmente, o período de candidaturas decorria entre os dias 17 e 24 de agosto.

Esta quinta-feira, foi publicado um novo diploma que alarga a lista de freguesias abrangidas por estas ajudas.

“Porém, o portal do IFAP – responsável pela submissão eletrónica de candidaturas, bem como pela definição do período das mesmas, mantém o período de candidaturas entre 17 e 24 de agosto”, alertou a CAP.

Segundo a mesma nota, a confederação pediu esclarecimentos ao IFAP que remeteu para “uma eventual segunda fase de candidaturas”.

A Lusa questionou o IFAP e o Ministério da Agricultura, que, por sua vez, garantiu que será divulgado um esclarecimento ainda hoje.