A reunião foi acordada por Shinzo Abe e Donald Trump durante uma conversa telefónica e após contatos prévios com Moon Jae-in para preparar a reunião trilateral, disse em conferência de imprensa o porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga.
O encontro terá lugar à margem da cimeira dos países do G20 em Hamburgo (Alemanha), a partir de sexta-feira, e na qual também participaram os Presidentes da Rússia e da China, Vladimir Putin e Xi Jinping, entre outros líderes.
“O encontro (trilateral) é necessário para coordenar a resposta às provocações da Coreia do Norte”, afirmou Suga, que também assinalou a necessidade de a China “se envolver na resolução” da crise na península coreana.
Moon e Trump já sublinharam a necessidade de intensificar a pressão sobre a Coreia do Norte, durante um encontro na semana passada, em Washington, que representou a primeira reunião entre ambos os dirigentes desde a chegada ao poder, em maio, do Presidente sul-coreano.
Nos últimos meses, o regime de Kim Jong-un redobrou o desafio à comunidade internacional com frequentes testes de mísseis que aumentaram a tensão na região.
Em resposta, a Administração Trump endureceu o tom e insinuou a possibilidade de realizar um ataque preventivo contra a Coreia do Norte.
Moon também endureceu o seu discurso perante os continuados testes de armamento norte-coreanos.
Comentários