O apoio é atribuído, pela Comissão Europeia, no âmbito do programa de financiamento ‘Erasmus+’ para eventos não lucrativos”, refere uma nota do gabinete de comunicação dos Jogos, enviada hoje à agência Lusa.

Além de ser o reconhecimento da qualidade da candidatura de Coimbra, este “importante apoio financeiro”, sublinha a organização, vai “contribuir para o sucesso” do evento, que é uma organização conjunta da Universidade de Coimbra (UC), da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU, da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da Câmara Municipal de Coimbra.

“A premissa desta candidatura foi a oportunidade que o evento representa para envolver estudantes no meio desportivo” e para “alertá-los para a importância da prática desportiva”, assegurando também, através do desporto, “a inclusão e a igualdade do género”, sublinha a organização.

Outro “ponto fundamental” para a atribuição deste apoio de meio milhão de euros resulta do “compromisso assumido”, pelos promotores dos EUG Coimbra 2018, de “integrar os estudantes em toda a organização, assim como no processo de tomada de decisão”, acrescenta.

Os Jogos serão “o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal”, afirmam os responsáveis, sublinhando que neles participarão mais de quatro mil atletas, de 350 universidades, de 40 países, com o apoio de cerca de um milhar de voluntários.

Coimbra receberá a quarta edição dos EUG, entre 13 e 28 de julho de 2018, depois da estreia, em 2012, em Cordoba (Espanha), seguido de Roterdão (Holanda), em 2014, e de Zagreb (Croácia), em 2016.

Os EUG 2018 terão 13 modalidades (em masculinos e femininos) em competição, o que “nunca aconteceu noutra competição multidesportiva em Portugal” (andebol, badminton, basquetebol, basquetebol 3X3, canoagem sprint, futebol, futsal, judo, remo, râguebi sevens, ténis, ténis de mesa e voleibol).

A organização dos Jogos implica um investimento de cerca de quatro milhões de euros na renovação das infraestruturas desportivas, particularmente nos equipamentos desportivos do Estádio Universitário da cidade, onde designadamente os pavilhões 1, 2 e 3 e o próprio estádio estão a ser requalificados.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.