O Jornal I e o Nascer do Sol foram ambos alvo de um ataque informático. A detentora dos dois órgãos de comunicação, a Newsplex, sofreu um ataque aos servidores, facto noticiado pelos próprios órgãos e confirmado pelo SAPO24.

De acordo com a Newsplex, o ataque bloqueou o sistema de produção e gestão de conteúdos das plataformas da empresa. Acedendo tanto ao website de um órgão de comunicação como do outro, é possível aceder aos seus conteúdos.

No entanto, a sua atualização foi afetada e ficou intermitente desde as 13:09, conforme adianta a empresa.

O jornal I, de circulação diária, poderá ver a sua edição de quinta-feira afetada, sendo que os responsáveis informáticos da Newsplex estão a tentar recuperar os servidores. O Nascer do Sol é de circulação semanal.

De recordar que este é mais um de vários ciberataques que se têm sucedido em Portugal desde o início do ano a órgãos de comunicação.

A 2 de janeiro, a Impresa, dona da SIC e do Expresso, entre outros títulos, foi alvo de um ataque informático, reivindicado pelos cibercriminosos do Lapsus$ Group. A severidade do ataque foi tal que obrigou a empresa a reestruturar a webpage do semanário.

Já a 9 de fevereiro, o grupo de comunicação social Trust in News — detentor da Visão, da Exame e do Jornal de Letras, entre outras — foi alvo de uma tentativa de ataque informático, mas nenhum sistema crítico foi comprometido.

Outras instituições foram também sujeitas a ciberataques, como o laboratórios Germano de Sousa, o hospital Garcia da Orta e a Vodafone Portugal. O ataque à empresa de telecomunicações afetou mesmo a rede telefónica dos seus clientes e afetou escolas, hospitais e bombeiros.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.