"No ano em que o jornal completa 165 anos de existência, queremos dar um salto de qualidade que seja de grande visibilidade, para os leitores em particular, mas também para toda a comunidade, e afirmar definitivamente o título como um dos maiores no país entre a imprensa regional", disse hoje à agência Lusa o diretor, Francisco Alves Rito.

"A nova imagem gráfica é a consolidação de um processo que se iniciou há quase dois anos, com a fusão do jornal O Setubalense com o Diário da Região, em agosto de 2018, a que se segue agora uma nova fase, em que nos propomos assumir plenamente o título O Setubalense, um dos maiores patrimónios da cidade, da região e do país, dando-lhe todo o valor que merece, como estandarte maior da região", acrescentou.

Segundo Francisco Alves Rito, esta renovação do jornal O Setubalense "não se fica apenas pela melhoria significativa do aspeto gráfico do jornal propriamente dito, uma vez que a mudança se estende também ao 'site' oficial na internet e redes sociais, nomeadamente Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube".

"Pretendemos aproveitar ao máximo as novas potencialidades das redes sociais, dirigindo os conteúdos aos diversos públicos", sublinhou o diretor do jornal.

Nesta primeira edição com novo grafismo do jornal mais antigo do território continental e segundo mais antigo do país, depois do Açoriano Oriental, O Setubalense publica uma entrevista ao presidente do Vitória de Setúbal, que completou recentemente o primeiro mês no cargo, e apresenta uma nova revista, intitulada A Região, neste número dedicada à Saúde.

Em termos de conteúdo, Francisco Alves Rito diz que um dos grandes objetivos é manter a preocupação de sempre com o "rigor da informação" e "alargar os espaços de opinião do jornal à comunidade, bem como aos deputados eleitos pelo distrito de Setúbal".

No dia 01 de julho, o aniversário vai ser assinalado com um programa de comemorações diversificado, que conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, autor de um texto num livro sobre o papel do jornal O Setubalense enquanto recurso e fonte para conhecer e fazer a história de Setúbal, da região e do país, que será vendido conjuntamente com a edição comemorativa dos 165 anos do jornal.

O jornal O Setubalense, que se publica todos os dias úteis, com distribuição nos 13 concelhos do distrito, incluindo os quatro concelhos do litoral alentejano - Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines -, é o único diário em papel da região de Setúbal.