Em entrevista à Lusa, Luís Costa, o coordenador do projeto "É P’ra Amanhã", contou que a ideia surgiu depois de assistir a "Demain", um documentário francês que retrata soluções e projetos capazes de resolver crises ecológicas, económicas e sociais.

“Na altura senti que este poderia ser o mote para um documentário sobre a temática ambiental, ao mostrar alternativas e soluções, mas também que a mudança está nas mãos das pessoas”, referiu Luís Costa, consultor em Avaliação de Impacto Social em Portugal e na Suíça.

Segundo Luís, foi a temática ambiental, questão “querida” a todos os membros da equipa, com idades entre os 28 e 35 anos, que permitiu avançar com o projeto e, consequentemente, com a série documental “É P’ra Amanhã”.

“O nosso objetivo é alertar a comunidade, especialmente as pessoas que não estão tão sensibilizadas para a situação ambiental. Mas, mais do que isso, sem dúvida, é inspirar e incentivar as pessoas para começarem elas próprias a criarem mudança à sua volta, a juntarem-se aos muitos projetos que existem em Portugal”, frisou.

Depois de verem aprovada, em outubro, a candidatura do "É P’ra Amanhã" ao projeto "No PLANet B!" da Assistência Médica Internacional (AMI), no valor de 50 mil euros, os jovens iniciaram uma campanha de 'crowdfunding' para angariarem financiamento.

“O ‘No PLANet B!’ impõe que 10% da ideia seja auto financiada. Neste momento, a nossa campanha já atingiu quase os cinco mil euros. O nosso objetivo inicial eram 3.500 euros, mas o valor que já atingimos é ótimo, porque nos permite o autofinanciamento”, revelou à Lusa.

Com o intuito de “partir para a estrada” em abril e percorrer durante dois meses Portugal de “lés a lés”, a equipa vai, na próxima semana, iniciar uma campanha de 'crowdsourcing' para “enriquecer” a sua base de dados de projetos sustentáveis nas áreas da energia, educação, economia, produção de alimentos e moda.

Só depois de selecionados os projetos é que juntos vão “delinear o percurso” a seguir, sendo que a ideia é percorrer o país da forma “mais sustentável possível” e interagindo com as comunidades locais.

“De início, ainda ponderamos fazer toda a viagem de bicicleta, mas depois percebemos que ia ser desgastante. Vamos andar com as bicicletas, mas também vamos intercalar entre comboios e outros transportes, de modo a também conseguirmos conhecer a realidade local”, explicou.

A apresentação oficial do projeto "É P’ra Amanhã" decorre esta quarta-feira, no Impact Hub Lisbon, em Lisboa, onde vão estar presentes alguns oradores como Nuno Brito Jorge, presidente da Coopérnico e fundador da GoParity e Susana Fonseca, fundadora e membro da direção da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

“Queríamos muito, como ponto de partida para o projeto, trazer uma reflexão e o nosso objetivo com este debate é perceber qual o estado da sustentabilidade em Portugal e se estamos no caminho certo”, acrescentou.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.