Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, estimou que o surto, que já provocou duas vítimas mortais, esteja a entrar numa fase com menos casos por dia, adiantando que hoje apenas foi confirmado um novo infetado e que outro está em investigação.

Até ao momento, há 35 pessoas infetadas, cinco delas internadas em unidades de cuidados intensivos.

Graça Freitas indicou também que os resultados preliminares de análises colhidas após as medidas corretivas aplicadas no sistema de refrigeração indiciam um efeito positivo dessas medidas.

Também o ministro da Saúde destacou os "bons sinais" de que o surto "terá entrado numa curva descendente".

Adalberto Campos Fernandes considerou que os portugueses "têm condições para confiar no Serviço Nacional de Saúde, que respondeu com grande firmeza e competência".

A diretor-geral da Saúde afirmou também que houve uma “grande capacidade de resposta”, insistindo que “a realidade está a evoluir de forma muito positiva”.

“O número de casos novos está perfeitamente estabilizado. Tudo indica que o surto vai entrar numa fase com menos casos por dia até que se extinguirá. Esperam-se para os próximos dias relativamente poucos casos”, indicou Graças Freitas.

A responsável adiantou que há cinco doentes ainda internados em unidades de cuidados intensivos, que inspiram mais cuidados, mas que apresentam uma situação estável. Quatro deles estão em unidades públicas de saúde e um outro num hospital privado, por opção própria.

Graça Freitas lembrou que os doentes infetados com legionella são geralmente pessoas mais idosas e com várias doenças associadas.

A diretora-geral da Saúde recordou que na sexta-feira o hospital de São Francisco Xavier notificou a DGS sobre o diagnóstico de doença dos legionários, provocada pela legionella, em três doentes. Nesse mesmo dia foi feita análises aos circuitos de águas dos hospitais.

No dia seguinte, sábado, foram aplicadas medidas corretivas, como choque térmico e químico, bem como o encerramento das torres de refrigeração.

No dia seguinte foram colhidas novas amostras de água cujos resultados ainda preliminares apontam para um “efeito positivo das medidas que foram tomadas”.

[Notícia atualizada às 20:25]