Também o comércio a retalho não alimentar só pode funcionar até a essa hora, enquanto supermercados e restante comércio a retalho alimentar podem estar abertos até às 19:00.

Estes horários mais restritos já foram aplicados a semana passada em Sesimbra, que já se encontrava nessa altura no nível de risco muito elevado de incidência de covid-19. Contudo, esta semana também os concelhos de Albufeira e Lisboa recuaram no plano de desconfinamento e estão agora sujeitos a medidas mais restritivas.

O nível de risco muito elevado de transmissibilidade da covid-19 identifica os concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Durante a semana, nestes concelhos, os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22:30 durante a semana (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo) e os supermercados e comércio em geral até às 21:00.

Desde as 15:00 de sexta-feira e até às 06:00 de segunda-feira está também novamente proibida a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa, excetuando-se quem apresente teste negativo à covid-19 ou certificado digital.