O mercado português demonstra maturidade e ajustamento, focando-se na retenção de talento especializado, equidade e otimização de recursos, com Lisboa a manter-se como epicentro das remunerações mais competitivas.
Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Lisboa continua a liderar os salários em Portugal, embora o aumento médio nacional tenha sido moderado, situando-se nos 3,5% em 2025, com previsão de 3,4% para 2026, de acordo com um estudo da consultora WTW.
Quase metade das empresas reduziu o orçamento salarial face ao ano anterior, refletindo prudência perante a incerteza económica e a possibilidade de recessão. Lisboa mantém-se como o mercado mais competitivo, enquanto regiões como Alentejo, Algarve e Ilhas apresentam salários cerca de 25% abaixo da média da capital; Porto 7% abaixo; e Braga e Viana do Castelo 15% abaixo.
Os aumentos médios para colaboradores que mantiveram a mesma função variam entre 2% e 6%, sendo maiores em posições operacionais e de suporte, e por promoção destacam-se setores como Tecnologia, Media & Gaming, com aumentos até 10%, e Retalho, com cerca de 9%.
A escassez de competências reforça a importância do desenvolvimento profissional, da flexibilidade laboral e dos pacotes de benefícios, com 45% dos colaboradores a considerar os benefícios um fator principal para permanecer na empresa; os mais comuns incluem seguro de saúde e transporte, wellbeing e seguros de risco.
Apesar de mulheres em funções de menor responsabilidade ganharem em média 3% a 4% mais que os homens, nas posições de liderança a desigualdade estrutural persiste a favor dos homens, tornando a transparência e equidade salarial prioridades legais e estratégicas.
_
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários