Segundo fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, contactado pelo SAPO24, o alerta foi dado pelas 14h46 desta quarta-feira, 29 de agosto.

Adiantou a mesma fonte que o incêndio foi dado como extinto pelas 16h11, encontrando-se de momento em fase de rescaldo.

Três bombeiros e dois civis ficaram feridos sem gravidade (balanço atualizado de vítimas face a um inicial que apontava para três feridos ligeiros).

Detalha a Lusa, citando também fonte do RSB de Lisboa que, nas operações de combate às chamas, um bombeiro dos voluntários de Campo de Ourique partiu o braço direito na sequência de uma queda, enquanto um funcionário de 47 anos da oficina sofreu queimaduras no braço esquerdo e está a ser assistido no local e uma mulher teve de ser assistida por inalação de fumos. O bombeiro ferido foi transportado para o Hospital de São José.

Na rede social Twitter, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP informa que, “devido a incêndio urbano, o trânsito encontra-se totalmente cortado nas seguintes artérias: Calçada das Necessidades, Rua do Borja e Rua do Possolo". O Cometlis aconselha os automobilistas a procurarem alternativas.

O incêndio ocorreu num barracão/armazém, no número 131 da Rua do Borja, tendo os edifícios junto a este local sido evacuados por precaução. O RSB de Lisboa esclareceu os armazéns se encontravam com os compartimentos trancados, o que obrigou os operacionais ao arrombamento de portas.

O responsável das operações referiu que é “desconhecida a atividade” que se praticava no interior dos armazéns, razão pela qual ainda não é possível quantificar os danos materiais.

São ainda desconhecidas as causas desde incêndio.

O incêndio esteve a ser combatido por 41 operacionais, apoiados por 14 viaturas.

[Notícia atualizada às 19h21]