Quando queremos ir de um ponto a outro duma cidade, quanta informação sobre as estações e as ligações somos capazes de reter, de forma a fazermos a nossa viagem? “As cidades e os seus sistemas de transporte tornam-se cada vez mais complexos e multimodais à medida que vão crescendo e é natural que se tente perceber se é possível caracterizar quantitativamente a nossa dificuldade em navegar nestes sistemas e se essa navegação ultrapassa os nossos limites cognitivos”, explicam Riccardo Gallotti e Marc Barthelemy, investigadores do centro de investigação CEA Saclay, em França, e Mason Porter, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O trio uniu-se para desenvolver o estudo “Lost in transportation: Information measures and cognitive limits in multilayer navigation”, publicado na revista Science Advances, onde determinam que se o sistema de transporte exceder a nossa capacidade de entendimento, os moradores da cidade ou os seus visitantes podem ter que confiar, em breve, em aplicações de navegação digitais.

Para realizar este estudo, os investigadores analisaram o mapa das 15 maiores redes de metro do mundo, determinadas pelo número total de estações e consideraram todas as viagens que uma pessoa pode fazer de um ponto para outro, tendo de fazer duas conexões, e aí determinar o caminho mais rápido possível para essa viagem.

A análise das linhas de metro em conjunto com a análise comportamental mostrou que as pessoas conseguem armazenar até quatro peças de informação de uma só vez, ou seja, a origem e o destino da viagem e as duas estações de conexão.

O objetivo foi determinar quais eram as redes de metro mais complexas, entre as maiores do mundo, e estabelecer um ranking de acordo com o seu grau de complexidade.

O resultado foi a eleição de Nova Iorque como o sistema de metro mais complexo do mundo. Hong Kong fecha a lista como a rede menos complexa.

Para ter ideia do grau de complexidade dos metros analisados, fique a saber que o metro de Lisboa tem cerca de 43,2 quilómetros, quatro linhas e 55 estações enquanto o metro do Porto tem 67 quilómetros de extensão, seis linhas e 81 estações.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.