Na informação disponibilizada pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil da Madeira é referido que estas equipas efetuaram ações de vigilância, patrulhamento e primeira intervenção, percorrendo os diversos concelhos da região.

Entre o vário material utilizado neste tipo de ações enuncia que as equipas contaram com o auxílio de um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios (VLCI) e os respetivos equipamentos de extinção, material de avaliação e registo das ocorrências, estação meteorológica, GPS, binóculos, rádio para transmissão de dados para o oficial de ligação.

Este encontra-se no Comando Regional de Operações de Socorro, sendo “responsável também pela ativação do meio aéreo mediante a ocorrência reportada, de forma a garantir uma eficaz e eficiente resposta às situações de incêndios rurais”, acrescenta a informação.

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira tem em curso um plano operacional de combate a incêndios neste arquipélago que envolve vários agentes, em diferentes vertentes, como os corpos de bombeiros, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, a Guarda Nacional Republicana (GNR), Forças Armadas, Exército e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Ainda conta com “organismos e instituições que concorrem para a defesa do ambiente e da floresta contra incêndios”, adianta o executivo madeirense.