O fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros às 18:56, atingiu “uma estrutura onde se encontravam suínos”, a qual “foi consumida” pelas chamas e “abateu”, com os animais no interior, explicou à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR estimou que tenham morrido “entre 100 a 200 animais”, mas, por ser de noite, os prejuízos só vão ser contabilizados na segunda-feira.

“Na segunda-feira é que se vai avaliar melhor a situação e contabilizar os suínos que morreram”, sublinhou a fonte da Guarda.

Questionada pela Lusa quanto ao que poderá ter provocado o fogo, a GNR disse que a origem e as causas do sinistro “ainda vão ser investigadas”.

O combate às chamas, que foram consideradas extintas às 20:25, mobilizou 24 operacionais, apoiados por sete viaturas, das corporações de bombeiros de Beja, Ferreira do Alentejo e Serpa, assim como da GNR.

Um outro incêndio que teve lugar ao final da tarde de hoje, no Monte Mares, no concelho de Alandroal, distrito de Évora, atingiu um palheiro, consumido “aproximadamente 200 fardos de palha”, revelou a Proteção Civil.

Contactado pela Lusa, o CDOS de Évora disse que o alerta foi recebido às 17:49, tendo o fogo sido considerado resolvido às 19:11.

No local, estiveram 26 operacionais, apoiados por 10 veículos, dos bombeiros e da GNR.