Durante a tarde, manifestantes na margem esquerda do rio Sena, em Paris, atearam fogos numa avenida e foram-se sucedendo confrontos com a polícia.
Os confrontos entre as forças de segurança e manifestantes, nesta oitava mobilização para exigir mudanças políticas, repetiram-se por várias cidades francesas, como nas localizadas a Oeste: Ruão, Caen e Nantes, enquanto em Rennes um grupo destruiu uma porta de acesso à autarquia.
Em Ruão, a capital da Normandia, juntaram-se dois mil “coletes amarelos”, segundo a polícia, que interveio na marcha pelas ruas do centro e atingiu com uma bala de defesa um dos manifestantes.
Logo de seguida, foram erguidas várias barricadas e arremessados vários objetos, tendo o balanço dos confrontos resultado em dois detidos.
Em Nantes, pelo menos duas mil pessoas, nas quais se incluíram muitas mulheres, saíram às ruas, onde foram registados lançamentos de granadas e algumas escaramuças. Uma pessoa ficou ferida.
Já em Caen, a autarquia garante que desfilaram mil pessoas, enquanto os “coletes amarelos” contabilizaram três mil, e mais uma vez foram arremessados objetos e ateados fogos.
Em Rennes, a contabilização das autoridades locais dos manifestantes aproximou-se de 200, e em Mans terão rondado uma centena.
Para sudoeste no mapa do país, cerca de 4.600 "coletes amarelos" marcharam nas ruas de Bordéus, onde o nível de mobilização se mantém alto e mais uma vez se repetiram confrontos entre manifestantes e forças da ordem.
Com a chegada da noite, a polícia interveio e deteve várias pessoas, havendo o registo de várias montras partidas.
Comentários