Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo, o ex-comentador político e professor universitário de direito elencou os seguintes princípios para o seu mandato presidencial: "Afetos, proximidade, simplicidade e estabilidade".

Com 67 anos e energia para dar e sobrar, Marcelo Rebelo de Sousa correu o país e não só. Apesar de vir da mesma área política que Cavaco, Marcelo distinguiu-se do seu antecessor no contacto próximo e informal com os cidadãos e na agenda intensa e presença mediática constante. No plano externo, realizou 20 deslocações ao estrangeiro, três das quais visitas de Estado, a primeira em maio, a Moçambique, e as outras em outubro, à Suíça e a Cuba – onde teve um encontro com Fidel Castro, um mês antes da morte do líder histórico cubano.

Enfrentando um quadro de bipolarização resultante das legislativas, o Presidente defendeu acordos de regime em áreas como a educação, a saúde, a segurança social, a justiça e a política europeia e tem sido, no essencial, convergente com o executivo chefiado por António Costa.

Para recordar este (intenso) primeiro ano, recordamos algumas das melhores e mais inusitadas fotografias do Presidente da República. Carregue nas fotografias para ver as as imagens.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.