A tempestade Martinho chega a Espanha depois de o país ter sido atingido por várias tempestades que provocaram fortes chuvas desde 28 de fevereiro, o que causou inundações e o aumento dos leitos dos rios. Até ao momento, foram registados três feridos e vários desalojados.

Agora, segundo o El País, há 14 comunidades em alerta devido ao meu tempo. Rubén Del Campo, porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), explica que "embora no sábado e no domingo a água acumulada seja um pouco menor, os solos já estão muito saturados e os leitos dos rios estão muito cheios, pelo que as inundações, transbordamentos e cheias podem continuar".

E os primeiros efeitos já se começam a sentir, com os serviços de emergência em Madrid a aconselharam as pessoas a evitarem viagens desnecessárias, especialmente em torno dos rios Manzanares e Jarama, devido a possíveis inundações. Durante a noite as autoridades já responderam a 123 ocorrências.

Além disso, há estradas fechadas e algumas universidades suspenderam as aulas. O Ministério do Trabalho recomendou o teletrabalho, nos casos possíveis.

Foi cancelada uma manifestação de médicos e fechou o parque do Retiro, em Madrid, pela queda de árvores, sem previsão de data para reabrir.

Todo o país — com exceção das Ilhas Canárias, Navarra, Baleares e cidades autónomas — está sob aviso amarelo, o nível mais baixo, para chuva, tempestades, vento, degelo e mar agitado.

Uma das imagens mais impressionantes do impacto da tempestade foi captada em Ávila, a noroeste de Madrid, partilhada na rede social X. O vídeo mostra os bombeiros a socorrer 41 menores que se encontravam numa casa de freiras e atravessam agora a estrada alagada. A subida do caudal cercou o edifício, onde ficaram cerca de quarenta freiras com idade avançada, mas que não têm a vida em perigo.

As buscas continuam por um motociclista que desapareceu na quarta-feira, depois de ser arrastado pelo caudal de um rio enquanto atravessava uma ponte, em Málaga. A Guardia Civil está no terreno terceiro dia consecutivo e, até ao momento, só encontrou a mota, enterrada num monte de troncos, pedras e rochas perto do local do acidente.

Em Vigo voaram coberturas de três escolas, relata o Faro de Vigo, citado pelo Observador, que levaram à suspensão das aulas para segurança dos alunos. O jornal regional refere ainda vários cortes de luz, árvores caídas, diversas infraestruturas danificadas, estradas cortadas e até feridos.

(*Artigo atualizado às 13h26)