Numa informação publicada na sua página oficial, a Porto Santo Line indica que a decisão é justificada pela passagem da depressão Nelson e “considerando os vários avisos das autoridades, situação que poderia colocar em causa a segurança” dos passageiros e do navio.

Na sexta-feira e no sábado, o Lobo Marinho, que faz a ligação entre as duas ilhas, deveria fazer viagens às 8h00 (Madeira — Porto Santo) e às 18h00 (Porto Santo — Madeira).

Na quarta-feira à noite, as condições meteorológicas também obrigaram ao cancelamento das ligações previstas.

A empresa realça que as viagens de hoje, às 19h00 (Madeira — Porto Santo) e às 22h30 (Porto Santo — Madeira) realizar-se-ão conforme previsto, assim como as quatro ligações agendadas para domingo (8h00 e 16h30 no sentido Porto Santo – Funchal e às 13h00 e 20h00 no sentido inverso).

A costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, para agitação marítima, até às 12h00 de sábado, passando depois para amarelo até às 6h00 de domingo.

Já para a costa sul da Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo até ao final de sábado.

O IPMA emitiu ainda avisos para vento e precipitação para a generalidade do arquipélago.