Com aviso vermelho estão os distritos a norte do de Lisboa, inclusive: Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Este aviso vigora entre as 15:00 e as 23:59 de hoje.

Até às 15:00, todos os distritos de Portugal continental estão, desde as 00:00 de hoje com aviso laranja, o segundo mais grave, devido à forte ondulação. O litoral dos distritos a sul de Lisboa estará com o mesmo aviso, mas apenas a partir das 15:00.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão também sob aviso laranja, o terceiro mais grave, devido à chuva e ao vento.

Os restantes distritos, com exceção de Setúbal e Beja, têm o aviso amarelo, mas apenas para o vento.

De acordo com a Marinha portuguesa, as condições adversas no mar são comparáveis à tempestade “Hércules”, que em 2014 provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.

Mais de 1.500 civis e militares da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional vão estar envolvidos na monitorização, prevenção e salvamento durante a tempestade que vai atingir a costa portuguesa.

Os Açores estarão praticamente durante todo o dia com aviso amarelo também devido à forte ondulação.

Oito barras encerradas a toda a navegação

Oito barras do continente estão hoje fechadas a toda a navegação por causa da forte agitação marítima, que obrigou a emitir aviso vermelho (o máximo) para o litoral de sete distritos de Portugal continental.

De acordo com a informação disponibilizada pela Marinha, estão encerradas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.

Os dados da Marinha indicam ainda que quatro barras estão condicionadas, duas no continente (fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros) e outras duas no arquipélago dos Açores - Madalena do Pico e Lajes do Pico, ambas encerradas a embarcações inferiores a nove metros.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.