A informação foi avançada em comunicado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), indicando que das, 24 ocorrências na sequência das chuvas intensas que se têm feito sentir desde a madrugada de hoje na ilha de São Miguel, 13 foram registadas na freguesia dos Mosteiros, concelho Ponta Delgada.

Foram ainda identificadas 10 ocorrências na freguesia das Sete Cidades, também no concelho de Ponta Delgada, e uma nas Furnas, concelho da Povoação, informa a Proteção Civil açoriana.

"As situações correspondem a inundações de habitações, vias obstruídas e arrastamentos de viaturas, não havendo registo de danos pessoais", especifica o comunicado.

A Proteção Civil adianta ainda que, "a necessidade de realojamento, para as pessoas cujas habitações se encontram inundadas, está a ser avaliada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada".

Nos locais têm estado bombeiros de Ponta Delgada e Povoação, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Autoridade Marítima, sob coordenação do SRPCBA.

Por "questões de segurança", a Proteção Civil dos Açores apela à população que "evite circular nas zonas afetadas", nomeadamente Mosteiros, Sete Cidades e Bretanha.

Inundações em habitações nas Sete Cidades, Açores, sem registo de vítimas

A chuva forte de hoje na ilha de São Miguel, nos Açores, originou inundações em habitações na freguesia das Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada, e a Proteção Civil pede às populações que evitem a circulação automóvel.

Fonte da Proteção Civil dos Açores disse à agência Lusa que, "em consequência da precipitação forte" há o registo "de casas inundadas", embora sem contabilizar quantas, na freguesia das Sete Cidades, "apenas com danos materiais".

A Proteção Civil açoriana pede às populações que evitem a circulação automóvel entre as freguesias dos Mosteiros e Sete Cidades, onde estão "a decorrer trabalhos de limpeza das vias".

A chuva forte na ilha de São Miguel arrastou quatro viaturas, na zona da Praia, nos Mosteiros, havendo apenas "o registo de danos materiais".

De acordo com a Proteção Civil dos Açores, "a chuva intensa terá provocado o transbordo de uma ribeira que, por consequência, terá originado também algumas inundações" na freguesia dos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada.

O grupo oriental dos Açores, composto pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, está sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje, devido às previsões de chuva por vezes forte, assim como o grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), segundo um aviso meteorológico emitido pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo é o terceiro mais grave da escala.

[Notícia atualizada às 14:47]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.