Eduardo Cabrita irá reunir-se com o ministro do Interior de Marrocos, Abdelouafi Laftit, para abordar a cooperação entre Portugal e Marrocos e com o diretor-geral do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias, Michael Spindelegger, para discutir a participação de Portugal neste organismo internacional, refere uma nota de imprensa do Ministério da Administração Interna.
Na quarta-feira, o ministro português vai participar, em Marraquexe, na V Conferência Ministerial Euroafricana sobre Migração e Desenvolvimento, que visa “a adoção do novo programa de cooperação plurianual para o diálogo União Europeia-África (2018-2020)”.
Das conferências ministeriais euro-africanas, que juntam os ministros dos países parceiros com as pastas da imigração e desenvolvimento, saem uma declaração política e um plano de ação.
A cooperação entre a União Europeia e África sobre migração e desenvolvimento, conhecida como Processo de Rabat, foi lançada na primeira conferência ministerial, realizada em julho de 2006 na capital marroquina.
Destina-se “a reforçar o diálogo” entre os países de origem, circulação e destino da rota de migração da África Ocidental.
Comentários