Este passo histórico vai ser protagonizado pelas astronautas da NASA (agência espacial norte-americana) Christina Koch e Anne McClain, que farão o passeio junto da Estação Espacial Internacional. Em terra, o voo estará a ser apoiado por Mary Lawrence e Kristen Facciol.

O anúncio foi feito pela própria Kristen Facciol, na sua conta do Twitter, tendo a CNN confirmado a informação junto da NASA.

Facciol reagiu a este momento histórico com um tweet entusiástico: “Acabei de saber que estarei a dar apoio ao primeiro passeio espacial exclusivamente feminino com Anne McClain e Christina Koch e não consigo conter a minha alegria”, disse.

O passeio espacial terá uma duração estimada de cerca de sete horas e será transmitido online na NASA TV.

As astronautas vão estar do lado de fora da Estação Espacial Internacional a substituir baterias instaladas no verão passado.

O apoio dado em terra será feito a partir do Centro Espacial Johnson, da NASA, no Texas.

Anne McClain já se encontra na Estação Espacial e Christina Koch deverá partir no dia 14 de março, naquele que será o seu voo de estreia.

As astronautas Christina Koch e Anne McClain fizeram parte do grupo de formação de 2013 da NASA, cuja turma tinha 50% de homens e 50% de mulheres.

Até hoje, as caminhadas espaciais foram sempre realizadas ou só por homens ou por equipas mistas.

Svetlana Savitskaya, uma astronauta soviética, foi a primeira mulher a fazer um passeio no espaço, a 25 de julho de 1984.

De acordo com a NASA, já foram realizados 213 passeios espaciais na Estação Internacional desde 1998 para fins de manutenção, reparações e testes de equipamento.

O The Guardian lembra ainda que, em cerca de 60 anos de missões espaciais, apenas houve quatro expedições que incluíram duas mulheres treinadas para passeios espaciais. O jornal britânico refere ainda que não chega aos 11% a percentagem de mulheres no total de mais de 500 pessoas que já fizeram missões espaciais.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.