Philippe Cerboneschi, conhecido como "Zdar", membro da dupla Cassius e pioneiro do movimento "french touch", morreu acidentalmente esta quarta-feira, na sequência de uma queda de um prédio, em Paris.

As autoridades policiais disseram à AFP (agência noticiosa France Presse) que estão a investigar o sucedido, um procedimento de protocolo quando ocorrem acidentes desta natureza.

Philippe Cerboneschi, que formou em 1996 os Cassius com Hubert Blanc-Francard (conhecido como "Boom Bass"), tornou-se essencial na música eletrónica francesa a partir da edição do primeiro álbum "1999", onde mixam hip hop, house e funk.

Os dois músicos conheceram-se uns anos antes, enquanto Zdar trabalhava como engenheiro de som para artistas como Serge Gainsbourg.

O novo álbum, "Dreems", tinha lançamento agendado para esta sexta-feira, dia 21 de junho, estando marcada para amanhã uma atuação na sala de espetáculos Olympia, em Paris.

Zdar trabalhou com várias estrelas internacionais, incluindo Beastie Boys, The Rapture e Franz Ferdinand, e ajudou na criação do aclamado álbum eletro francês "Wolfgang Amadeus Phoenix", com o qual ganhou o Grammy de melhor álbum do ano em 2010, juntamente com a banda Phoenix.

Alex Kapranos, dos Franz Ferdinand, fala do DJ francês como uma "grande inspiração como produtor, mas sobretudo como bom homem e amigo".

"O seu gosto era impecável", escreveu o cantor e compositor no Twitter, rede social onde publicou uma foto dos dois, a despedir-se de Philippe Zdar.

"Ele tinha uma enorme alegria pela vida, generosidade e paixão. Vou sentir muito a falta dele", termina Alex Kapranos.