"É mais uma prova que as melhores coisas nascem de forma espontânea", diz à AFP Zoran Aragovic, de 39 anos, proprietário da marca local de moda BiteMyStyle.

"Todas as manhãs, no café, discutíamos acerca do coronavírus e o esgotamento dos stocks de máscaras de proteção. Este é o único tema que nos preocupa ultimamente. E, para brincar com a situação, disse que iria fazer uma máscara colorida e alegre, semelhante às minhas criações", conta o empresário.

De facto, uma fez no seu atelier, em Zagreb, começou efetivamente a confeccionar as máscaras com tecidos estampados com motivos de pop-art ou banda desenhada, que ele utiliza nas suas criações.

Não demorou muito até receber as primeiras encomendas depois de ter publicado nas redes sociais uma selfie com a máscara.

Zoran Aragovic enfatiza, porém, que "não se trata de uma máscara médica, mas de um acessório de moda".

"É claro que as máscaras não protegem contra doença nenhuma, mas as pessoas alegram-se e acabam por encomendá-las", disse ele.

Em duas semanas, vendeu várias dúzias, a um preço de nove euros cada.

"Esta é a melhor maneira de combater as más notícias em torno do coronavírus", acrescenta o criador.

Até o momento, nove casos do novo coronavírus foram registados na Croácia.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Há ainda registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, Filipinas e Iraque.