"Na passada quinta-feira, pelas 18h00, a cidadã que se havia proposto a efetuar o trilho pedestre não recomendado conhecido por 'Lapas Negras', trilho de difícil progressão, extremamente íngreme e escarpado sito no Concelho de São Vicente, contactou um familiar que se encontrava em Espanha alertando que se encontrava perdida e necessitava de auxílio", diz a PSP em comunicado enviado às redações.

Após esse telefonema, "o familiar prontamente contactou com a central de emergência" do Comando Regional, de forma a dar "conhecimento da situação, tendo sido acionado para aquele local um carro-patrulha da Esquadra de São Vicente" para "efetuar diligências preliminares de tentativa de localização e socorro.

"Após diversas diligências infrutíferas, devido ao perigo para a vida em que se encontrava a vítima, potenciado com o cair da noite e da temperatura, em coordenação com o Serviço Regional de Proteção Civil, foi acionada a Brigada de Busca e Socorro, Salvamento e Resgate em Montanha da PSP", explica a PSP.

Posteriormente, "sendo possível contacto telefónico com a vítima, através de diligências de georreferenciação, pelas 01h30, foi possível à Polícia de Segurança Pública proceder à localização exata da vítima e proceder ao seu socorro".

"A cidadã, que apresentava ferimentos ligeiros e sinais de hipotermia foi encaminhada por outro trilho de regresso até ao Centro de Saúde de São Vicente onde recebeu assistência médica pelas 08h00 da manhã".

A PSP refere ainda que "o sucesso desta operação contou com a preciosa colaboração de um cidadão residente em São Vicente, o qual, ao verificar movimentações policiais naquele local, sendo conhecedor daquele trilho e da sua perigosidade, de modo incondicional, imediatamente voluntariou-se para acompanhar e auxiliar a Equipa de Busca e Salvamento na sua missão".