1. Ambiente. Como é que nos portámos em 2021?

Olhando para o ano de 2021, que avanços foram feitos a nível ambiental? Estamos mais perto da meta de descarbonização da economia global? Foi essa a análise que a Bloomberg fez ao identificar as principais tendências a nível de energia renovável, venda de veículos elétricos e muitos mais. 

Planeta A

Uma volta ao mundo centrada nos temas que marcam.

Todas as semanas, selecionamos os principais trabalhos associados à rede Covering Climate Now, que o SAPO24 integra desde 2019, e que une centenas de órgãos de comunicação social comprometidos em trazer mais e melhor jornalismo sobre aquele que se configura como um tema determinante não apenas no presente, mas para o futuro de todos nós: as alterações climáticas ou, colocando de outra forma, a emergência climática.

Por exemplo, se a energia eólica continuar a crescer como está atualmente, em apenas um ano, tornar-se-ia a maior fonte de geração de energia desde 2010. Houve também uma explosão no investimento em empresas de tecnologia climática. 

Para ler na íntegra em Bloomberg

Gelo na Gronelândia
Gelo na Gronelândia créditos: EPA/NASA/LINETTE BOISVERT

2. A Gronelândia está a derreter mais depressa do que nunca

Só nos últimos dez anos derreteram, em média, 357 mil milhões de toneladas de gelo por ano. Os cientistas alertam que o aquecimento global provocou um degelo extremo do gelo da ilha, que se tornou mais frequente e intenso nos últimos anos.

Na última década, derreteram 3,5 biliões de toneladas de gelo do manto da Gronelândia, o que elevou um centímetro o nível global do mar e está a aumentar os riscos de inundação a nível mundial. 

Para ler na íntegra em Público

Antártida, a última fronteira
Antártida, a última fronteira créditos: AFP or licensors

3. Antártida. Rússia continuou a explorar águas protegidas apesar de ser proibido desde 1998 

Foi revelado esta semana que várias nações estão a ponderar explorar áreas marinhas protegidas em águas nas quais a Rússia não parou de procurar por petróleo e gás, apesar de ter sido proibido em 1998.

De acordo com a empresa de exploração geológica russa Rosgeo, existem 500 mil milhões de barris de petróleo e gás no Oceano Antártico.

Esta descoberta pode colocar em causa a meta de limitar o aumento da temperatura em menos de 1.5ºC, além da vida marinha e biodiversidade da Antártida. 

Para ler na íntegra em Daily Maverick

4. Este tecido é celebrado como “amigo do ambiente”. A floresta tropical discorda

O rayon é comercializado como um produto verde e ecológico porque vem de árvores, contudo essas mesmas árvores são plantadas em florestas desmatadas para esse propósito, na Indonésia. 

Para ler na íntegra em NBC News

Por cá: Lamas de ETAR de Loures vão ser aproveitadas para produzir hidrogénio e biogás

As lamas da Estação de Tratamento de Águas e Resíduos (ETAR) de Frielas, em Loures, vão ser utilizadas a partir de julho de 2022 para a produção de hidrogénio e biogás, através de um processo inovador apresentado na quarta-feira.

O projeto “Hidrogasmove recorre à purificação do biogás das lamas da ETAR e o Solargasmove aposta no processo de metanação para produzir metano sintético, combinando-o com hidrogénio verde (produzido por eletrólise, a partir de fonte solar e de águas residuais), podendo ser utilizado, por exemplo, no abastecimento de veículos.

A título exemplificativo, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes perspetivou que metade da frota da Carris possa ser abastecida a partir do biogás que será gerado na ETAR de Frielas a partir de julho de 2022.

Para ler na íntegra em SAPO24