Ainda na basílica, onde entrou às 09:40 pela porta da sacristia, situada na lateral sul, Francisco irá cumprimentar o sacerdote mais velho de Portugal, com 104 anos, e paramentar-se-á antes de descer a escadaria para o altar, aguardando aí pelo cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O encontro com António Costa, que saiu às 09:32 da Casa Nossa Senhora do Carmo, terá durado aproximadamente 30 minutos.

O papa saiu num carro escuro, mas parou para benzer um bebé que estava nas imediações. Seguiu depois, com a janela aberta, a saudar os peregrinos que o aguardavam.

Também à entrada da basílica, o papa Francisco esteve junto a bebés e recebeu uma oferta de uma criança.

O primeiro-ministro estava acompanhado pela mulher e saudou os populares à saída, dirigindo-se para a colunata sul do Santuário de Fátima.

O papa Francisco canoniza hoje os beatos Jacinta e Francisco Marto, duas crianças que, em 1917, afirmaram ter assistido à aparição de Nossa Senhora, ponto alto das comemorações do Centenário das Aparições da Cova da Iria.

Após a missa, que tem início às 10:00, Francisco regressa à Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitou, para um breve almoço com os bispos portugueses, antes de partir de regresso a Roma.

Estará assim completa a sexta visita de um papa ao Santuário de Fátima. Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) foram os anteriores pontífices a visitar Portugal.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.