"Sobre essa matéria eu não queria mesmo fazer qualquer consideração. As escolhas são do doutor Rui Rio, ele responde por elas, evidentemente", respondeu Hugo Soares aos jornalistas à chegada para o encerramento do 37.º Congresso Nacional do PSD, quando questionado sobre a escolha da ex-bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga para a direção de Rui Rio, nome que gerou a indignação da ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz.

A escolha de Elina Fraga provocou uma reação indignada de Paula Teixeira da Cruz, que acusou Rui Rio de traição, uma vez que a ex-bastonária da Ordem dos Advogados, em 2014, apresentou uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República contra todos os ministros do Governo PSD/CDS-PP de Pedro Passos Coelho que aprovaram o mapa judiciário.

Hugo Soares acrescentou apenas que a ex-ministra Paula Teixeira da Cruz lhe "merece todo o respeito" e que "foi uma grande ministra da Justiça".

"Fez reformas profundíssimas na Justiça em Portugal e por isso tem todo o meu respeito, consideração e amizade", insistiu.

Perante a insistência dos jornalistas sobre se esta era uma escolha pouco feliz, Hugo Soares reiterou: "é a escolha do doutor Rui Rio. O doutor Rui Rio tem o direito a escolher as pessoas com quem quer trabalhar e sobre essa matéria não me queria mesmo alongar".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.