"O parque é ainda dotado de obstáculos apropriados para o desporto canino que têm como objetivo estimular a brincadeira entre os amigos de quatro patas", destaca hoje a vereadora Susana Oliveira, em declarações à Lusa.

O espaço reservado aos cães, com 3.000 metros quadrados relvados, apresenta uma vedação com a altura de cerca de 1,80 metros e uma porta dupla para evitar fugas.

"Penafiel é o primeiro concelho da região do Tâmega e Sousa a criar um parque canino, com excelentes condições para os canídeos correrem, saltarem e brincarem com os seus donos", comentou ainda a autarca.

A utilização do parque canino em Penafiel, acrescentou, implica o cumprimento de várias regras, nomeadamente o facto de os animais terem de estar acompanhados do dono, com idade não inferior a 18 anos.

A presença das crianças só será autorizada se estiverem acompanhadas por um adulto.

Os canídeos devem também ter idade superior a três meses, estar devidamente vacinados e identificados.

Naquele espaço é obrigatória a recolha dos dejetos caninos e a sua colocação nos recipientes adequados disponibilizados no local.

Este espaço canino é o primeiro na região do Tâmega e Sousa e enquadra-se num parque urbano, nas imediações da cidade, cada vez mais utilizado pela população para atividades de desporto, lazer e recreio.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.