"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD informa que no âmbito de um processo de investigação em curso com base numa denúncia anónima efetuada no Porto, foi hoje recolhida informação junto da SAD do Clube por parte de uma equipa da Policia Judiciária, ao mesmo tempo que foram fornecidos todos os esclarecimentos solicitados", pode ler-se no comunicado.

Na mesma nota, o clube reafirma que "sempre pautou a sua conduta por um escrupuloso respeito da legalidade" e "reitera a sua total disponibilidade em colaborar com as autoridades, no sentido de um profundo e cabal esclarecimento deste processo em investigação". Mais acrescenta o clube que encara "com serenidade todo o conjunto de diligências necessárias ao apuramento da verdade."

Segundo o o Correio da Manhã, o primeiro meio de comunicação social a noticiar estas buscas, em causa estão suspeitas de corrupção desportiva. Além do Estádio da Luz, as diligências decorrem também instalações do Vitória de Setúbal, do Desportivo das Aves e do Paços de Ferreira. Avança o diário que o Benfica é suspeito de ter subornado atletas dos clubes em causa para que vencessem ao FC Porto, entre os quais o atleta Patrick Vieira, emprestado pelo clube da Luz ao Vitória de Setúbal.

O Desportivo das Aves já reagiu em comunicado, confirmando também "que as suas instalações foram alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária", e adiantando o clube colaborou com as autoridades e que o processo se encontra em segredo de justiça.

Também fonte da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória de Setúbal confirmou à Lusa ter sido alvo de buscas, remetendo todavia explicações para mais tarde.

Já o Futebol Clube de Paços de Ferreira informa, também em comunicado, que, "no âmbito de um processo de investigação, colaborou com as autoridades policiais prestando toda a informação solicitada com vista ao esclarecimento e defesa do bom nome da instituição. O Futebol Clube de Paços de Ferreira está totalmente disponível para cooperar com todas as entidades com vista ao esclarecimento de todo e qualquer processo de investigação. O Clube sempre pautou as suas condutas por princípios de legalidade e por via disso aguardará com total serenidade os desenvolvimentos processuais, garantindo a todos os associados a defesa da honra e bom nome da instituição."

Entretanto, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto confirmou que a Polícia Judiciária do Porto está a realizar 14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais em sociedades anónimas desportivas (SAD), por suspeitas de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem.

A informação foi prestada pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto, num inquérito que se investigam factos “suscetíveis de integrar os crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e oferta ou recebimento indevido de vantagem”.

No âmbito do inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto foi determinada a realização de “14 buscas domiciliárias e 10 não domiciliárias, quatro das quais a sociedades desportivas”. As buscas decorrem nas comarcas de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Porto Este, Lisboa e Setúbal.