James Brennand tinha acabado de se graduar como agente do Departamento de Polícia de Santo António (SAPD), nos EUA, quando foi chamado a responder a uma denúncia de desacatos num MacDrive da cidade.

Chegado ao local, o agente diz ter "confundido" a viatura do jovem de 17 anos, que estava ali parado a comer uma refeição, com outra viatura parecida que tinha sido dada como furtada em outra ocorrência. "O agente pensou que se tratava do carro roubado e pediu reforços", disse a comandante responsável pela formação dos agentes ao jornal San Antonio Report.

Antes dos reforços chegarem, o agente aproximou-se da viatura e abriu a porta do carro sem aviso prévio, relata o mesmo jornal. O jovem de 17 anos assustou-se pela forma como o agente o interpelou e arrancou com o carro fugindo a alta velocidade, depois de o agente ter sacado da arma e disparar cinco tiros já com o carro em movimento.

O jovem conseguiu fugir sem antes o seu carro ser atingido com mais cinco disparos efetuados pelo agente.

No seu relatório, o agente da polícia refere que o jovem tentou atropelá-lo, mas as imagens da Body-Cam integrada na farda, demonstram outra história.

Depois de analisadas as imagens, o Departamento da Polícia despediu o "rookie" classificando a ação do agente como sendo “totalmente contrária à formação que é dada aos novos polícias”, disse o comandante da polícia de Santo António.

Na viatura, que acabou por ser apreendida nas redondezas, seguiam o condutor e a sua namorada também de 17 anos. O condutor foi transportado ao hospital com vários ferimentos apresentando-se com um estado clínico de "estável".

Mais investigações estão a decorrer para se apurar todos os factos.