O questionário foi feito a uma amostra de 800 pessoas, com nacionalidade e residência em Portugal, com idades maioritariamente entre os 25 e os 45 anos (36%).
O estudo tem como objetivo perceber a opinião dos portugueses relativamente aos jovens emigrantes de Portugal.
Em matéria do perfil dos portugueses, quase toda a amostra (82%) afirma que são jovens recém-formados, com um curso superior.
Do total dos inquiridos, 92% considera que a emigração de jovens qualificados aumentou nos últimos cinco anos e 44% pensa que a tendência será para continuar a aumentar, contrariamente a 41% que afirma que haverá uma estagnação.
Relativamente às razões que levam os jovens qualificados a emigrar, 35% das pessoas que participaram no inquérito afirmam que é porque não encontram emprego em Portugal enquanto 33% considera ser porque os empregos no país apresentam uma remuneração baixa.
Quando questionados acerca do número de jovens que saíram de Portugal nos últimos cinco anos, 31% dos inquiridos considera que terão sido cerca de 50.000 jovens apesar da maior parte (36%) afirmar não saber.
De acordo com os resultados, 84% das respostas revelam que é importante a definição de uma estratégia nacional para apoiar o regresso da geração de jovens qualificados emigrantes.
Nesse sentido, 70% dos inquiridos pensa que o regresso desses emigrantes a Portugal teria um impacto positivo no país.
Sessenta e quatro por cento dos participantes respondeu que programas de empreendedorismo seriam a solução para o aproveitamento das competências desses jovens.
O Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada é um projeto da Fundação AEP [Associação Empresarial de Portugal] que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor nos emigrantes portugueses, mais concretamente nos jovens qualificados que deixaram recentemente o país.
Comentários