“Educar para a digitalização na sustentabilidade global” é o título do sétimo “PORTAL”, o principal evento da ASPPA que junta a direção e os membros da associação, criada na Alemanha, em 2012.

“Escolhemos este tema por ser uma das áreas mais importantes da sociedade atual e porque é possível complementá-lo com outras áreas. E é esse o nosso grande objetivo, ir além da área científica, algo que tem sido habitual nos últimos eventos”, destacou à Lusa a presidente da associação, Mafalda Gonçalves.

No total, a conferência vai contar com cinco painéis e a presença do embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes, do coordenador do Ensino do Português na Alemanha, Rui Azevedo, e da jornalista portuguesa Rita Ferro Rodrigues, entre outros.

“A primeira intervenção está relacionada com a importância da digitalização no contexto do ensino de uma língua estrangeira, e vamos focar-nos no português. Vamos falar da importância da digitalização ao nível financeiro. Num segundo painel teremos a parte da sustentabilidade global. Aí abordaremos o português como língua de herança nas novas gerações que estão na Alemanha. Também vamos tentar perceber como é que a digitalização funciona para a igualdade social”, adianta Mafalda Gonçalves.

Este ano, pela primeira vez, o PORTAL vai contar com tradução simultânea para alemão. A presidente da ASPPA explicou que o público-alvo desta iniciativa são “os portugueses a residir na Alemanha”, mas a associação quer, cada vez mais, “incluir a sociedade alemã”.

Outra das novidades deste ano é o mini-portal com atividades lúdicas para crianças dos 03 aos 13 anos, “uma forma de estimular o contacto com a língua portuguesa”, referiu a responsável.

Mafalda Gonçalves, professora de português na Universidade de Leipzig, sublinha a relevância “cada vez maior da digitalização nos dias de hoje”.

“No meu caso pessoal, é muito importante para estimular a aprendizagem do português como língua estrangeira. Acredito que nem todos têm informação suficiente de como saber aproveitar da melhor forma as oportunidades tecnológicas que nos são oferecidas hoje em dia”, realça Mafalda Gonçalves.

A ASPPA, Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha, tem cerca de 200 inscritos e vários núcleos espalhados pelo país.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.