com o apoio MEO
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Presidenciais/Áustria: ecologista Van der Bellen vence as eleições

Este artigo tem mais de 3 anos
O candidato ecologista Alexander Van der Bellen venceu hoje a segunda volta das presidenciais austríacas face a Nobert Hofer, do partido de extrema-direita (FPÖ), de acordo com as projeções da televisão pública austríaca.
Presidenciais/Áustria: ecologista Van der Bellen vence as eleições

Disputa-se este domingo a segunda volta das presidenciais austríacas e as primeiras projeções apontam para uma vitória de Van der Bellen, de 72 anos, independente ligado aos Verdes, que conta com 53,6% dos votos, contra os 46,4% de Norbert Hofer, candidato do partido de extrema-direita FPÖ.

O partido de extrema-direita FPÖ já reconheceu a derrota do seu candidato, Norbert Hofer. “Desejo felicitar Van der Bellen por este sucesso”, declarou o secretário-geral do Partido da Liberdade (FPÖ), Herbert Kickl, à televisão pública.

Hofer, por seu turno, reconheceu a derrota e felicitou o vencedor através do Facebook. Na publicação, o candidato de extrema-direita agradeceu o apoio que lhe deram, disse estar "profundamente triste" e apelou à união dos austríacos.

Hofer e o FPÖ estão próximos da linha ideológica do Brexit, de Trump e do Presidente russo, Vladimir Putin. O candidato de extrema-direita defendeu em campanha um referendo sobre a saída da Áustria da UE se a União “optar pela centralização” ou permitir a adesão da Turquia.

Por sua vez, Van der Bellen, economista, centrou a fase final da sua campanha na defesa da unidade europeia. O candidato próximo dos Verdes rejeita o populismo “trumpista”, prometendo “responsabilidade em vez de extremismo”.

No sistema político austríaco, o poder concentra-se nos governos das nove regiões e no executivo federal. Tal como em Portugal, a autoridade do Presidente é limitada, mas o chefe de Estado tem ainda assim poderes significativos. Para além da “magistratura de influência”, o Presidente pode, em certas condições, dissolver o parlamento e convocar eleições.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
mookie1 gd1.mookie1