
Numa breve nota, o Presidente da República portuguesa fez saber que "acaba de enviar as condolências ao Presidente João Lourenço e à Família do Presidente José Eduardo dos Santos".
Marcelo Rebelo de Sousa caracterizou o ex-presidente angolano como o "interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em Democracia, durante quatro décadas, constituindo um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português".
"Portugal testemunha o respeito devido a essa longa memória, em período determinante para o nascimento e o arranque da CPLP e do engrandecimento das nossas relações bilaterais após a descolonização", termina o comunicado.
José Eduardo dos Santos faleceu hoje aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, em Espanha, após semanas de internamento.
'Zedú' sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, marcada por acusações de corrupção e nepotismo.
Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.
Comentários