Em comunicado divulgado hoje, o Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR) afirma que os ciclomotores foram encontrados durante uma busca a um armazém realizada por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Santarém, tendo sido detido um homem de 49 anos, suspeito de ser o responsável pela recetação.

Além dos 75 ciclomotores, a GNR apreendeu 75 chapas de matrículas, um computador portátil e 12 braços de moto roçadoras, tendo o suspeito sido constituído arguido, pelo crime de recetação, e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, afirma a nota.

A GNR afirma estar a “encetar diligências no intuito de devolver os ciclomotores aos respetivos proprietários”.

Fonte da GNR disse à Lusa que os ciclomotores terão sido furtados numa área que abrange o distrito de Santarém e limítrofes, estando ainda a ser apuradas as datas em que terão ocorrido os furtos, suspeitando-se que alguns poderão ter acontecido há vários anos, já que existem chapas ainda com matrículas camarárias (que deixaram de vigorar no início de 2009).

Na ação participaram ainda elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação e do Núcleo de Apoio Técnico de Santarém da Guarda Nacional Republicana.