Segundo o Santuário de Fátima, no âmbito do projeto denominado ‘Escola do Santuário', estão previstas várias sessões para este ano, sendo que a primeira está agendada para o próximo fim de semana, dias 27 e 28, com "casa cheia".
A ‘Escola do Santuário' tem por missão "aprofundar e descobrir a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade promovendo a iniciação, o crescimento e o amadurecimento espiritual a partir da Mensagem; o reconhecimento da eclesialidade da Mensagem e da sua relevância pastoral. bem como a leitura da Mensagem em relação com experiências significativas da contemporaneidade".
O primeiro itinerário, realizado "A partir da pergunta ‘Nossa Senhora de Fátima - Qual Maria?', tem como objetivo "aprofundar as interrogações deixadas pelo papa na Capelinha das Aparições, na primeira peregrinação internacional do Centenário, para corrigir alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como ‘uma Mestra da vida espiritual'".
Neste primeiro ano após o centenário, o Santuário de Fátima propõe a realização de três itinerários de dois dias, abertos ao público em geral, com um máximo de 40 participantes, e cada um com um tema diferente.
Em março, nos dias 17 e 18, será proposto um itinerário de aprofundamento das dimensões trinitária e eucarística da mensagem de Fátima, sobre o tema genérico "Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade".
Nos dias 21 e 22 de abril, a ‘Escola do Santuário' debruçar-se-á sobre o "Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação".
O último itinerário, de uma semana, a realizar entre 21 e 27 de maio, terá como tema "O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal".
No mês de março, de 05 a 08, de 12 a 15 e de 19 a 22, serão propostas três edições de um itinerário dirigido a pessoas com mais de 65 anos.
Os ‘Encontros de Espiritualidade para Aposentados' visam "aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima nos dramas do século XX e do novo milénio" e "proporcionarão uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação", é anunciado.
Os vários itinerários formativos propostos são alicerçados "na ideia de que Fátima é um lugar de experiência de Deus, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença".
A nota adianta que nos vários itinerários a realizar, "além dos momentos orantes e das sessões orientadas em sala, de deslocações a diversos lugares do Santuário e a Aljustrel e aos Valinhos", os participantes vão poder "interpretar e refletir sobre Maria a partir de outras linguagens, nomeadamente a linguagem artística presente nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima".
O período de inscrições para cada uma das propostas decorre durante o mês anterior ao da sua realização e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Cada itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes e as sessões decorrerão na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários