Na capital de distrito, o PS manteve a liderança e conquistou oito mandatos (mais um) e o PSD apenas três (perdeu um).

As Câmaras de Ansião, Bombarral, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Peniche e Porto de Mós vão ser governadas por presidentes de diferentes cores.

De acordo com os resultados oficiais das eleições autárquicas o PS conquistou a liderança dos Municípios de Ansião - pela primeira vez -, Bombarral e Pedrógão Grande. No entanto, perdeu as autarquias de Castanheira de Pera e Porto de Mós para o PSD.

Em Peniche, cujo executivo era liderado pela CDU, a vitória foi para o independente Henrique Bertino, eleito pelo Grupo de Cidadãos Eleitores por Peniche.

O PSD manteve a liderança nas Câmaras de Alcobaça, Alvaiázere (onde o CDS-PP perdeu o único vereador), Batalha, Caldas da Rainha, Óbidos e Pombal.

Numa nota enviada à Lusa, o presidente da Federação Distrital do PS de Leiria, António Sales, afirmou que o PS "faz história no distrito de Leiria".

"Obtivemos o melhor resultado de sempre, com sete Câmaras Municipais (Leiria, Bombarral, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Nazaré, Ansião e Marinha Grande)", referiu, citado na nota.

Segundo António Sales, este é o "melhor resultado de sempre do PS no distrito de Leiria".

Conquistaram "mais Câmaras, mais Juntas de Freguesia, mais votos e mais mandatos", "tradução do trabalho diário e competente dos autarcas, candidatos e estruturas locais do PS, num clima de responsabilidade, humildade e competência”.

António Sales destacou ainda que este resultado mostra que "o Partido Socialista conseguiu crescer de forma consolidada em quase todos os concelhos do distrito de Leiria, esmagando a oposição em alguns concelhos, nomeadamente na capital de distrito".