Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (SINTTAV) detalha que a greve terá início às 00:00 horas de 18 de março e terminará às 01:00 horas do dia 19 de março.

O sindicato explica a manifestação nacional terá lugar em Lisboa, com uma pré-concentração no Saldanha/Picoas.

“A CGTP, como sempre, está com os trabalhadores na luta que é necessária, assumindo a organização de uma Manifestação que se prevê ser a maior dos últimos tempos, com o lema “Todos a Lisboa! Aumento geral dos salários e pensões — emergência nacional”, refere.

A intersindical exige o aumento dos salários e pensões “no imediato” de pelo menos 10% ou de 100 euros no mínimo para todos os trabalhadores, bem como a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais e a taxação extraordinária “sobre os lucros colossais das grandes empresas”, explica.

Realça que “entre as principais reivindicações estão ainda a valorização das carreiras e profissões, a fixação de 850 euros para o Salário Mínimo Nacional, com referência a janeiro de 2023, horário semanal de 35 horas para todos os trabalhadores e a revogação “das normas gravosas da legislação laboral”.