Em comunicado enviado à agência Lusa, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) indicam que “estão confirmados 10 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2″, estando “a maioria dos restantes profissionais deste serviço em vigilância ativa”.
“A presente situação levou à escassez de recursos humanos, o que comprometeu o normal funcionamento do SUB, tendo a ULSBA decidido encerrar, hoje, este mesmo serviço”, refere o comunicado.
A situação espoletou uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal, onde esteve representado o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
A solução encontrada permite que o SUB de Moura reabra no domingo, às 16:00, funcionando todos os dias, entre as 08:00 e as 24:00, com consultas de recurso, um serviço que vai ser assegurado por um médico, um enfermeiro, um assistente técnico e um assistente operacional, adianta o comunicado.
“A reabertura deste serviço, ainda que de forma condicionada, devido ao surto, permitirá assegurar à população a prestação básica de cuidados de urgência, até data a definir”, lê-se na informação do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A desinfeção de todo o edifício, que inclui o SUB e o Centro de Saúde, vai ser assegurada pela Câmara de Moura.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.827.565 mortos resultantes de mais de 83,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.045 pessoas dos 423.870 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Comentários