South By Southwest - conhecido por SXSW - é, na essência, um festival de música, media e tecnologia. Mas, mais do que isso, hoje em dia é também um momento de encontro anual de referência onde são anunciadas as grandes tendências da indústria criativa e discutidos os temas quentes da atualidade.

Atentos às tendências, os políticos norte-americanos têm vindo a marcar cada vez mais presença no festival, com Barack Obama, por exemplo, a ter subido ao palco em 2016.

Este ano, o evento vai trazer para o debate alguns dos nomes que estão a dar que falar no mundo da política norte-americana, em particular por já se terem apresentado como candidatos às presidenciais de 2020.

Numa colaboração com o jornal The Texas Tribune, o SXSW terá este ano um espaço de “Conversas sobre o Futuro da América”, a decorrer este sábado e domingo. O objetivo é “juntar alguns dos líderes políticos de topo no país, cujas ideias e visões para o futuro irão definir” o rumo dos EUA até 2020 e em diante, diz a organização.

A lista de convidados inclui: Alexandria Ocasio-Cortez, a mais nova mulher congressista e que tem sido descrita como revelação (há até já uma heroína em banda-desenhada inspirada nesta deputada); Amy Klobuchar e Elizabeth Warren, senadoras democratas e candidatas às primárias para as próximas presidenciais; Pete Buttigieg, presidente assumidamente gay da Câmara de South Bend, no estado do Indiana, veterano de guerra, também candidato democrata às primárias para presidenciais de 2020; Bill Weld, governador republicano do Massachussets entre 1991 e 1997 e que poderá vir a desafiar Trump nas próximas primárias; entre muitos outros.

“O nosso público é feito de um grupo jovem e diverso de pessoas inteligentes vindas das indústrias criativas. Não conseguia pensar num grupo melhor para ajudar a resolver os problemas complexos [do país]”, refere o responsável pela programação do SXW, Hugh Forrest.

Já o CEO do The Texas Tribune, Evan Smith, sublinha a importância deste espaço para o cumprimento da missão que o jornal tem de “aumentar o nível de envolvimento cívico dentro e fora do Texas”.

As conversas estão integradas no tema “Cidades, Governo e Política”, onde vão ser explorados assuntos como o desenvolvimento de cidades inovadoras, questões de privacidade, a ética na Inteligência Artificial e a defesa nacional pelos imigrantes no exército.

O SXSW teve a sua primeira edição em 1987 e é dedicado à ajudar as pessoas criativas a alcançarem os seus objetivos. A edição deste ano começa hoje, em Austin, no Texas (EUA), e vai estar a decorrer até dia 17 de março.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.