Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a CNN Portugal, o anúncio do despedimento coletivo surgiu na segunda-feira, através de uma mensagem gravada de Pedro Gomes. Na videoconferência participavam apenas "as pessoas convocadas" pelo CEO da empresa.
"É uma resposta necessária à realidade objetiva que enfrentamos. As tendências recentes do nosso negócio e as perspetivas futuras exigem um foco renovado e disciplinado na eficiência de toda a organização. Isto significa alocar os nossos investimentos e recursos de forma mais eficaz, reduzir custos e simplificar a nossa estrutura", afirma Pedro Gomes.
"O nosso compromisso é conduzir este processo de forma justa, respeitosa e transparente. Dentro da próxima hora, cada um de vocês irá receber um e-mail com a hora e o local da reunião individual. Estas reuniões, que terão início hoje [segunda-feira] e irão decorrer ao longo dos próximos três dias, servirão para apresentar as condições específicas relativas à cessação do vosso contrato de trabalho e esclarecer dúvidas sobre o procedimento. Em conformidade com os protocolos de compliance e políticas internas, os acessos aos sistemas da empresa serão desativados após esta reunião", disse ainda.
Sabe-se que os despedimentos vão atingir as equipas de Lisboa, Covilhã e Vila Nova de Gaia. A maioria dos trabalhadores estava em teletrabalho e, segundo a empresa, "continuam a receber até ser feito o acordo".
Em comunicado enviado à CNN, a Teleperformance confirma o despedimento de cerca de 2% do universo laboral da empresa em Portugal.
Também em comunicado, o SINTTAV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual) informa que a Teleperformance o sindicato numa reunião realizada no início da manhã do dia 13 de outubro de que está a dar início a um processo de "despedimento coletivo".
O motivo indicado pela Teleperformance para esta decisão prende-se com "motivos estruturais que obrigam a uma reestruturação interna no sentido de controlar custos", esclarecem.
O sindicato diz que este procedimento "nunca anteriormente havia recorrido" na empresa e que solicitou saber não só quantos trabalhadores são afetados, mas igualmente o tipo de projetos e vínculos contratuais. O procedimento deverá ser abrangente, afetando, além de agentes, também trabalhadores com vínculos de chefia intermédia e superiores, isto é, "staff" e respetivas equipas de suporte (FLM, QA, Trainers, etc). Sendo "uma decisão puramente de "negócio" e transversal".
Está também agendada neste momento uma reunião entre o sindicato e empresa a realizar no próximo dia 22.
Spotify é um dos grandes clientes em Portugal
Com mais de 40 anos de experiência em conectar marcas e clientes, a Teleperformance é um dos principais provedores de soluções de atendimento omnicanal, e fornece serviços integrados de negócios digitais de classe mundial. Fazem entre outros serviços, atendimento ao cliente, suporte técnico, aquisição de clientes, soluções digitais, análises, back office ou outros serviços especializados.
Segundo o site da empresa em Portugal a equipa nacional é constituída por 14 000 colaboradores e presta serviços a clientes em 37 línguas, em 67 mercados.
Entre os principais clientes da empresa em Portugal estão empresas como o Spotify, o Pinterest ou a Nespresso.
(artigo atualizado às 16h29)
__A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários