Quatro mulheres e um homem foram mortos no tiroteio no centro comercial Cascade Mall, em Burlington, informou a polícia. A quinta vítima é um homem que tinha sido levado para o hospital, mas que acabou por não resistir aos ferimentos.

"Ouvi um disparo e fiquei parado um pouco, e vi duas ou três pessoas que começaram a sair a correr e a gritar 'armas'; depois ouvi um disparo e depois outro", contou uma das testemunhas, Armando Patino, que trabalha numa loja de telemóveis, à rádio local KOMO News. "Voltei a correr para a loja. Algumas pessoas não sabiam para onde ir e chamei-as para entrarem na loja", acrescentou. "Fugimos para os fundos, onde há uma porta e ficamos lá até que nos disseram para abandonar o lugar", contou ainda.

Várias agências policiais e cães treinados procuram ainda pelo suspeito. O escritório do FBI de Seattle informou que está a colaborar com as autoridades locais e enviou reforços. "No momento, o FBI não tem informações para falar de outros ataques planeados no Estado de Washington", afirmou na sua conta no Twitter.

A revista ao Cascade Mall demorou horas e a direção do centro comercial informou que este permanecerá fechado neste sábado em memória das vítimas. "Estamos muito entristecidos com os trágicos factos deste noite. As nossas orações e condolências para as vítimas e  para as suas famílias", informou o centro comercial numa mensagem no Facebook.

Este é mais um novo incidente de violência envolvendo armas de fogo nos Estados Unidos, o que alimenta um crescente debate sobre o controle de armas, um dos temas mais delicados da campanha das eleições presidenciais de 8 de novembro.