O arquipélago de Tonga é constituído por 170 ilhas, a maioria das quais está desabitada. Até ao momento não havia qualquer registo de casos de Covid-19, mas a situação mudou depois de um viajante da Nova Zelândia ter testado positivo, conta o The Guardian.

O primeiro-ministro de Tonga, Pohiva Tu'i'onetoa, disse num discurso na rádio que o viajante estava entre os 215 passageiros que tinham chegado num voo da cidade de Christchurch, na quarta-feira, e que tinham estado isolados num hotel.

As autoridades sanitárias da Nova Zelândia disseram que o viajante está totalmente vacinado com a vacina Pfizer e tinha testado negativo antes de partir para Tonga, pelo que o caso iria ser analisado e nos próximos dias serão fornecidos mais pormenores.

Como muitos dos seus arquipélagos vizinhos, o isolamento ajudou a mantê-lo seguro, mas enfrenta grandes desafios caso o vírus se instale, dado o seu sistema de saúde com poucos recursos.

Vivem em Tonga cerca de 106.000 pessoas, das quais cerca de 31% estão totalmente vacinadas e 48% já tomaram pelo menos uma dose.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.