“Os trabalhadores estão em greve pelo aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, exigem o respeito pelas estruturas representativas dos trabalhadores e do direito constitucional à contratação coletiva, o direito à carreira profissional, por melhores condições de vida e de trabalho”, indicou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

Em comunicado, o sindicato referiu que a empresa ERSUC emprega 400 trabalhadores, adiantando que a luta é focada nos polos de Coimbra e Aveiro.

Estes trabalhadores da empresa ERSUC, do grupo EGF/MOTA&ENGIL, “intensificam a luta”, através de uma greve na segunda e terça-feira, para exigir a valorização das carreiras, a melhoria das condições de trabalho e o aumento dos salários.

A empresa ERSUC presta serviço a 36 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, intervindo na recolha de lixo de uma área de 7000 quilómetros quadrados, o que corresponde a 7.9% do território nacional, servindo uma população de “aproximadamente um milhão de habitantes” e tratando “mais de 300.000 toneladas de resíduos por ano”.

Neste âmbito, o STAL condenou a atitude da administração da ‘holding’, que se recusa a iniciar qualquer processo de negociação coletiva global ou local, num comunicado distribuído aos trabalhadores.

Entre as reivindicações das estruturas representativas dos trabalhadores destacam-se a melhoria dos salários e de outras prestações pecuniárias, nomeadamente dos subsídios de refeição e de transporte, o respeito pela contratação coletiva, a valorização dos trabalhadores e das suas carreiras profissionais, com um plano de carreiras que assegure a progressão e a promoção, e um seguro de saúde para todos, que seja alargado ao agregado familiar.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.