“A URAP apresentou queixa contra o canal de televisão TVI junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) por esta, no programa Você na TV, de 3 de janeiro, ter difundido conceções fascizantes contrárias ao texto da Constituição da República Portuguesa”, refere a URAP em comunicado.
No documento, a URAP considera que a presença de Mário Machado no programa é uma “ofensa aos valores democráticos”.
“A presença de Mário Machado, um indivíduo com um percurso associado à extrema-direita e a atos criminosos e de ódio racial e intolerância, bem como a rubrica na qual se perguntava se “precisamos de um novo Salazar”, constitui uma ofensa aos valores democráticos e a todos quantos se opuseram ao fascismo em Portugal”, acrescenta.
As direções de informação e de programas da TVI afirmaram hoje estar comprometidas com a emissão de "uma programação diversificada" e que "o debate entre diferentes correntes de opinião (...) faz parte de uma sociedade democrática, plural e tolerante".
Esta posição surge na sequência da polémica gerada com a participação do líder do movimento de extrema direita Nova Ordem Social, Mário Machado, na quinta-feira, no programa "Você na TV!", na TVI, e na edição desse mesmo dia do programa "SOS 24", na TVI24.
Na quinta-feira, a ERC anunciou que vai analisar queixas de vários telespetadores sobre a presença de Mário Machado no programa.
A presença de Mário Machado no programa levou também a associação SOS Racismo a exigir às autoridades responsáveis pela supervisão da comunicação social, bem como à tutela, que tomem medidas.
Comentários