“A circunstância excecional de serem realizados jogos todos os dias e de haver intervalos reduzidos entre as jornadas, levam a que o CD acompanhe o ritmo da competição e aprecie as situações do foro disciplinar também diariamente, assim receba os relatórios de árbitros e delegados”, lê-se no síto oficial da FPF na Internet.

A I Liga vai ser reatada, sob fortes restrições e sem público nos estádios, na quarta-feira, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, disputadas até 26 de julho.

“Desta forma, o CD evita eventual caducidade do processo sumário e salvaguarda o efeito de possíveis recursos”, remata a FPF, no anúncio destes novos procedimentos para decisão dos processos sumários das últimas jornadas do campeonato.

A 'aceleração' do CD fica a dever-se à "situação excecional" provocada pela pandemia de covid-19, que levou à interrupção da competição em 12 de março, e à recalendarização da parte final da prova, cujos "jogos - e jornadas - não decorrerão da forma até aqui normal [de sexta-feira à segunda-feira seguinte]".

Desta forma, a 'normal' reunião do setor profissional do CD às terças-feiras poderia "colocar em causa a ação disciplinar inerente à competição desportiva em causa, muito em particular no domínio dos processos sumários".

Estes processos têm de ser decididos em cinco dias após a receção dos relatórios de árbitros e delegados, entre outros, permitindo o recurso para o pleno da secção profissional também em cinco dias, pelo que o CD vai analisar, decidir e publicitar estes casos nos dias seguintes à realização dos jogos, desde que este órgão esteja na posse dos documentos necessários.

Após 24 jornadas, o FC Porto lidera a I Liga, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

Além do principal escalão, também a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.